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Não Seja Refém de Marketplaces.
25
Set
2020
Tenha Total Controle com Seu Próprio E-commerce!



Com o constante avanço da Internet, já é sabido por muitos que existem vários benefícios em vender produtos e serviços online. Possuir maior alcance, poder vender a qualquer hora e de qualquer lugar e não ter uma série de custos presentes na loja física, são alguns dos benefícios do comércio eletrônico.
 
A inserção de empresas físicas no universo online vem crescendo ano após ano, porém agora esse crescimento se dá de forma acelerada. Pesquisas realizadas apontam que 48,3% do faturamento do setor cresceu no período de 17 de março a 27 de abril deste ano de 2020, comparado com o de 19 a 29 de abril de 2019.
 
E-commerce e Marketplace são duas palavras que passaram a fazer parte do vocabulário de vários empresários, que começaram a ver a necessidade de criar canais de vendas online em meio à pandemia que estamos enfrentando. É por esse motivo que ocorreu o crescimento acelerado desse setor.
 
Sendo marketplaces ou e-commerces as principais formas de vender pela internet saiba mais sobre as diferenças que existem entre ele:
 
  • E-commerce: É um website de comércio eletrônico independente, também chamado de loja online. Nele o lojista possui total controle e é responsável por todas as operações, desde a divulgação até a entrega do produto. Podemos comparar o e-commerce com uma loja física.
 
  • Marketplace: É um website de terceiros, que inclui listagens de produtos de vários lojistas em todas as categoria de produtos. Podemos comparar o marketplace com um shopping. Quem participa de um marketplace precisa seguir regras e pagar por um comissionamento em cima das vendas realizadas. Além disso, precisa enfrentar a concorrência com vários outros vendedores do mesmo segmento.
 
 

Diferenças entre lojas virtuais independentes e marketplaces

 



Os marketplaces normalmente são canais de vendas muito conhecidos, concentrando um grande fluxo de visitantes diariamente.
 
- A maior desvantagem do marketplace para lojistas é a dependência. Quanto mais a parceria ocorre e as vendas estão em alta, o elo fica ainda mais forte e surge a dependência e isso não é bom para o negócio. 
- O marketplace pode mudar regras, cancelar o contrato e no pior dos cenários, ele pode deixar de existir deixando os lojistas na mão. Se o único canal de vendas utilizado pela empresa for o marketplace, esse lojista também corre o risco de não mais existir.
- É muito difícil trabalhar a identidade de uma marca pequena dentro de um marketplace. Vamos a um exemplo, se uma pessoa compra um notebook no "marketplace x", ela não irá dizer para outra pessoa que comprou do "vendedor y", mas sim no "marketplace x".
 
Por possuir toda a infraestrutura disponível e operante e não ter a necessidade de se preocupar com a manutenção, responsabilidade, reajustes, etc, os marketplaces se tornam convenientes para novos vendedores.
Porém, mesmo parecendo ser a opção mais prática, existem desvantagens ao utilizar um site de terceiros para vender seus produtos online.
Por mais que o seu produto seja único, haverá sempre milhares de ofertas semelhantes competindo pela atenção de seus potenciais clientes, e assim o seu produto pode não se destacar o suficiente para garantir as vendas esperadas.
 
Como já falamos anteriormente, muitas pessoas que fazem compras em marketplaces pensam que estão comprando da marca do marketplace em si - mesmo que o produto comprado seja da sua empresa - o comprador lembrará apenas da experiência de compra que teve na plataforma. Sendo assim, na próxima compra ele buscará por ofertas e poderá escolher tranquilamente um produto do seu concorrente, pensando que está comprando um produto da sua empresa. Essa é uma das situações que acaba tornando difícil sua marca se destacar e receber o reconhecimento desejado.
 
Outro ponto negativo do marketplace é o fato da maioria não permitir que os vendedores se comuniquem com os clientes fora do site. Enviar promoções futuras, anunciar novos produtos ou simplesmente lembrá-los sobre a sua marca para gerar vendas futuras, são ações de marketing que você não poderá realizar dentro de um marketplace.
Sabemos que custa caro conseguir um novo cliente, em comparação a reter um que já conhece os seus produtos. Sem poder criar uma cartela de clientes, você dependerá apenas das novas vendas.

 

As vantagens de ter o seu próprio e-commerce






 
Possuir uma loja online própria é uma maneira de fixar a sua marca no mercado e se diferenciar dos concorrentes. Podendo criar métodos de atrair a atenção do seu público-alvo e não precisar pagar comissão em cima das vendas realizadas. 
 
Existem vários outros motivos para você ter a sua própria loja online, conheça alguns:
 
Controle sobre a sua marca - Ter o seu e-commerce é ter total controle sobre como será a identidade visual dele, como irá funcionar e o que irá dizer. Administrar seu próprio site te dá liberdade para mostrar como é a personalidade da sua marca e poder criar uma experiência de compra adequada ao seu público-alvo.
 
Fidelização dos clientes - Gerenciar seu próprio e-commerce lhe traz uma grande vantagem, que é o acesso direto aos seus clientes, permitindo um melhor atendimento, maiores possibilidades de vendas e a criação de estratégias de fidelização, como o envio de ofertas especiais para clientes recorrentes.
 
Além disso, ao administrar o seu próprio e-commerce você estará se prevenindo de situações perigosas, como o caso que ocorreu neste ano, onde um conglomerado japonês finalizou suas operações no Brasil, deixando milhares de lojistas sem poder vender online, nem migrar a loja para outra plataforma por conta das implicâncias decorrentes da quebra de contrato com o marketplace japonês, e o pior de tudo, ois logistas perderam muito dinheiro, já que o banco com o qual o conglomerado possuía carta de crédito reteu todo e qualquer valor em dinheiro que entrou na conta da japonesa para amortizar a dívida, dinheiro esse que era das vendas dos lojistas dentro da plataforma.
 
Não corra riscos desnecessários. Ter uma loja online própria é a forma mais segura de se resguardar de problemas.
 
O ideal é que você atue nos dois canais de vendas, de modo que a grande visibilidade e volume de tráfego alcançados dentro dos marketplaces se convertam em fortalecimento da sua loja virtual, sendo uma espécie de vitrine virtual do seu e-commerce. Dessa forma, você estará construindo uma presença digital sólida da sua marca!
 
 
Ainda não possui um e-commerce para o seu negócio, mas deseja inserir sua empresa no mundo digital? Venha conhecer a Plataforma iGOOD E-commerce. 
 
A Plataforma iGOOD E-commerce da Ideia Good foi desenvolvida para tornar simples e fácil as suas vendas online, é robusta e muito fácil de administrar.
 
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