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Em meio as incertezas causadas pelo Covid-19, nós temos uma ótima notícia para você: esse é o melhor momento para ter um e-commerce!
01
Mar
É hora de ter um e-commerce?



A pandemia do Covid-19 causou uma crise econômica no Brasil e no mundo. 
Esta crise desestruturou vários negócios que passaram a correr atrás da digitalização de suas empresas, sendo elas pequenos negócios de bairro, até grandes indústrias do mercado.

O primeiro sinal do avanço do coronavírus no Brasil ocorreu quando comércios de rua, shoppings e todos os empreendimentos que não eram considerados como essencial, precisaram fechar as portas para cumprir a quarentena obrigatória.
Nesse momento o comércio físico começou a sofrer bastante, e isso fez os empreendedores perceberem que seus produtos precisavam chegar até seus clientes de alguma forma, já que eles não poderiam ir até os estabelecimentos adquiri-los.

Foi aí que ocorreu a transformação da busca pelo e-commerce, passando a ser notável que ter um negócio online não era apenas uma opção, mas sim um meio de sobreviver a crise econômica.
Com essa transformação o e-commerce cresceu bastante no Brasil, e estudos revelam que desde o início do isolamento social em março de 2020, mais de uma loja online foi aberta por minuto.
Setores como o de alimentos, moda, produtos para higiene e saúde, assim como o de serviços são os de maior destaque no crescimento dentro do mundo online.

Abaixo iremos abordar como a pandemia afetou o comportamento do consumidor, a transformação digital e o crescimento do e-commerce.

 

A Transformação  Digital


Como empreendedor se faz necessário você entender que neste momento várias pessoas com perfis diferentes, passaram a fazer a grande parte das suas compras online, pois virou uma necessidade, uma forma segura, consciente e um meio de colaboração no combate ao Covid-19. A mudança nos hábitos de consumo dessas pessoas é tão grande, que até aqueles que não confiavam em e-commerces passaram a comprar pela internet, e este hábito vai permanecer.

Não tem mais saída, ter um e-commerce faz parte da nova economia. E se o seu negócio não está online, mesmo que você tenha um espaço físico, você está perdendo dinheiro!

Veja agora alguns motivos que tornam as vendas online a melhor opção:
 
  • O e-commerce é um dos mercados que mais crescem, mesmo durante a crise;
  • É muito mais barato para você manter as operações do comércio online do que manter um comércio físico;
  • É uma forma de continuar vendendo para seus clientes que estão em casa cumprindo o distanciamento social, mas continuam precisando dos seus produtos;
  • Uma das formas de manter a economia funcionando;

Além desses motivos, as vendas online continuam aumentando e as empresas que aderiram ao e-commerce quebraram a barreira de vender apenas para uma localização, agora elas conseguem alcançar muito mais clientes em várias partes do Brasil.

"Mas minha empresa utiliza redes sociais e aplicativos de mensagens para vender, preciso mesmo ter um e-commerce?"

Utilizar apenas esses meios de comunicação para se manter conectado com seus clientes e potenciais novos clientes não é o suficiente, estes canais já não eram suficientes antes da crise causada pelo Covid-19.

Por isso é importante você consolidar seu negócio online, estruturando as vendas agora para garantir uma operação de sucesso até mesmo quando tudo se normalizar. No pós-pandemia muitas coisas passarão a fazer parte do cotidiano dos consumidores, o consumo de produtos e serviços online é uma dessas coisas.

Você poderá continuar utilizando as redes sociais e aplicativos de mensagens como portas de entrada que vão redirecionar os clientes para o e-commerce, onde poderão ter mais autonomia para decidirem o que querem comprar, sem depender da ajuda de um atendente, que muitas vezes pode se tornar um processo demorado, fazendo seu cliente desistir de comprar com você e ir atrás de um concorrente.



 

O Crescimento do E-commerce na Pandemia


Com base em estudos realizados, o número de pedidos e o faturamento do e-commerce cresceram em 30% e 28% respectivamente.

No início do isolamento social, o consumidor estava comprando apenas produtos essenciais, como produtos para higiene, saúde e alimentação, tanto que os números relacionados ao crescimento nestes setores específicos no mercado são significativos.

Mas conforme a quarentena se mantinha, esse cenário mudou e além dos produtos essenciais, o consumidor voltou a adquirir produtos e serviços para satisfação própria.
Hoje existe uma lista de produtos que tiveram um crescimento no número de vendas exponencial. Como as pessoas estão tendo tempo livre, elas estão buscando produtos que oferecem uma solução para preencher as lacunas existentes em suas rotinas.
 

As Mudanças nos Hábitos de Consumo


No pós-isolamento a tendência é que o hábito de comprar produtos e serviços pela internet permaneça.

Se o consumidor passar por uma boa experiência de compra online - facilidade ao navegar no site, atendimento rápido, informações claras e objetivas sobre o produto/serviço, não ter problemas para finalizar a compra, facilidade no pagamento, entrega no prazo determinado, pós venda, entre outros - é muito provável que ele vai permanecer com esse hábito para o resto da vida.

Neste momento não existe uma previsão para o fim da pandemia e das quarentenas, sendo assim, as pessoas vão continuar comprando pela internet, até que tudo se normalize.

Além disso, quando voltarmos ao normal, você que possui um negócio físico e a loja online, será capaz de continuar vendendo para seus clientes que estão presentes na sua cidade, assim como poderá permanecer vendendo para todo o Brasil através do e-commerce.
 

Ter ou não ter um E-commerce?

 ​
Sim... é necessário ter um E-commerce!

Após levantarmos estes pontos para te mostrar que o e-commerce continua crescendo mesmo com a crise, e que ele é a melhor opção para você manter a saúde do seu negócio, concluímos que, esse é o momento ideal para você retirar o e-commerce do papel e colocar ele no mundo online.

Para você inserir sua empresa no digital, a melhor opção é ter uma plataforma e-commerce da Ideia Good. Você terá controle total sobre o cadastro e gerenciamento dos seus produtos, poderá trabalhar no marketing para alcançar seus clientes atuais e novos clientes, entre muitas outras funcionalidades.




Pensando em facilitar o dia-a-dia de empreendedores que desejam inserir seu negócio na internet, a Equipe Ideia Good desenvolveu a plataforma iGOOD E-commerce que oferece uma gama de ferramentas necessárias para tornar mais simples e fácil a venda online de produtos ou serviços.

Sendo prática de administrar, a plataforma conta com sistemas integralmente automatizados, realizando o monitoramento das ações registradas no website, além de dispor de um sistema de métricas em todas as áreas do website, apresentando informações de estatísticas de acessos, usuários online, carrinhos ativos e abandonados.

Com a plataforma, você poderá acompanhar a relação de pedidos realizados e os clientes cadastrados, sendo possível verificar o número total de pedidos aguardando o pagamento ou com pagamento confirmado, dentre outros.

Você ainda poderá cadastrar, gerenciar e controlar os produtos comercializados na plataforma. 

A Plataforma iGOOD E-commerce ainda conta com integração aos principais meios de pagamento, formas de envio de pedidos e possibilidade de gerenciamento do estoque compartilhado entre sua loja física e online se o software interno de sua loja permitir a integração.

Quer conhecer todos os recursos que a plataforma iGOOD E-commerce tem a te oferecer?
Então clique no botão abaixo e saiba mais.

 

Continua com dúvida e quer saber mais sobre a Plataforma iGOOD E-commerce? Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente por meio da página Contato no nosso website ou através do telefone 49 . 3442 6666 e converse com um de nossos especialistas!


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