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Empreendedor, não seja refém de um canal de comunicação!
Conglomerado Facebook passa por um Erro de Rede e causa prejuízos para micro e pequenas empresas.



Nesta segunda-feira dia 04 de outubro, as redes sociais do Conglomerado Facebook ficaram fora do ar por 7 horas.

Tal situação, serviu como um alerta para as empresas que passaram a entender a necessidade de ter um segundo plano, buscando amenizar transtornos como o ocorrido na segunda-feira.

Ainda sem ser possível mensurar os prejuízos causados pela falha ocorrida nas redes sociais WhatsApp, Instagram e Facebook, especialistas avaliam que os empreendedores que dependem destas redes para se comunicarem com seus clientes e fornecedores, foram altamente prejudicados financeiramente.

A nona pesquisa realizada pelo Sebrae O Impacto de Coronavírus nos Pequenos Negócios, aponta que 70% dos pequenos negócios vendem online.

Desse total:
  
  • 84% utilizam o WhatsApp como meio de comunicação com os clientes;
  • 54% se comunicam com o consumidor via Instagram;
  • 51% usam o Facebook como canal de comunicação;
  
Segundo especialistas, pequenas empresas dos setores de varejo e serviços são as que mais sentem o impacto, quando os canais que utilizam para divulgação e relacionamento com o consumidor final saem do ar.

A grande maioria das micro e pequenas empresas utilizam o Instagram e Facebook para divulgar seus produtos e serviços, e o WhatsApp como meio de comunicação direta com o consumidor. Sendo assim, foram os que mais sofreram com a queda destas redes sociais.

E nem todos tinham um segundo plano para escapar dessa situação e muitos ficaram paralisados. Solicitações de serviços não foram atendidas e vendas foram perdidas, pois as mensagens se perderam com a pane.

Buscando formas de manter algum contato com seus fornecedores e clientes, muitas empresas voltaram a utilizar SMS, aumentaram o envio de e-mails, recorreram a ligações telefônicas e buscaram outras redes sociais, tudo para diminuir os impactos gerados pela queda momentânea do Grupo Facebook.




Para evitar situações como a que ocorreu, que tornou muitas empresas reféns do Conglomerado Facebook, o ideal é que os empreendedores passem a atuar em um maior número de canais de relacionamento com seus clientes.

Sendo assim, vamos te mostrar algumas dicas de como criar um plano de presença online, para que você fique preparado com um Plano B, caso ocorra no futuro uma situação semelhante.


1 - Site

  
Nossa primeira dica para você é ter um site.

Possuir um website é um passo fundamental para que os seus clientes e potenciais novos clientes possam encontrar facilmente informações sobre seu negócio, produtos ou serviços. Assim como ele vai ser um ótimo canal de comunicação no mundo digital, aproximando ainda mais sua empresa do seu público-alvo.

Além disso, tendo o seu próprio site, você terá total controle sobre o mesmo, podendo alterar as informações desejadas no momento que achar melhor.

No seu site, também será possível ter um canal de atendimento online, onde seus clientes poderão entrar em contato com atendentes para sanar dúvidas, pedir informações, entre outros.
  

2 - Sistema de Gestão de Clientes


É muito importante para seu negócio que você tenha um sistema de gestão de clientes, aonde poderá salvar o nome, telefone de contato, e-mail e demais informações importantes.
Ao ter estes dados fora das redes sociais, se acontecer qualquer tipo de instabilidade, queda, ataque de algum hacker, etc... Você não vai ficar impossibilitado de se comunicar com eles.

O controle destes dados podem ser feitos por meio de uma planilha, lista de e-mails ou o mais simples de todos, anotar em um caderno próprio para este fim.
  

3 - Google Meu Negócio


Essa é uma rede que não pode faltar de jeito nenhum para qualquer empresa que deseja ser encontrada por usuários que procuram informações sobre ela.

Em pouco tempo é possível ajustar no Google Meu Negócio os horários de funcionamento e números para contato, divulgar o endereço da sede e exibir avaliações de outros clientes.

A ferramenta também permite compartilhar fotos relacionadas aos produtos da empresa, localização no Google Maps e notícias, ofertas ou atualizações que sejam importantes para o público-alvo.

Além disso, a ficha cadastral da empresa gera dados relevantes sobre a interação dos usuários com as informações disponibilizadas, analisando cliques, chamadas, desempenho das postagens e localização do público.
  

4 - Outras Redes Sociais


Evite ficar refém de um canal de comunicação, utilize outras redes sociais para manter a comunicação com seus clientes, como Twitter, Telegram, Discord, entre outros.

Sempre que uma rede social apresenta instabilidade, é comum que as concorrentes ganhe um destaque maior. O que importa é atuar em mais de um canal de comunicação, que servirá como alternativa em momentos como este.
  

5 - Utilizar o mesmo conteúdo em outras redes sociais


Já parou para pensar que você pode utilizar o conteúdo criado para uma rede social em outra?

As redes sociais tendem a ter formatos parecidos, se por exemplo, você utiliza o Reels no Instagram, os mesmos vídeos podem ser utilizados em outras plataformas como o Shorts do Youtube ou em Apps feitos apenas para vídeos curtos como o Tik Tok, Kwai, entre outros. O mesmo vale para imagens e textos que você compartilha divulgando seus produtos e serviços.

Ter uma diversificação de canais de atendimento, amplia o acesso do seu público ao seu negócio e deixa ele menos exposto aos riscos de atuar em só um canal de vendas.




Mencionamos em nossas dicas que é fundamental sua empresa possuir um site, pois ele é um ótimo canal de comunicação. Agora vamos te apresentar alguns tipos de sites existentes no mercado, para te ajudar a definir qual é o melhor tipo de site para o seu segmento de negócio.
    

Site Institucional


O site institucional é como se fosse um cartão de visitas online. É aquele que possui o objetivo de divulgar todas as informações da empresa, seus produtos e serviços, serve para informar ao público sobre sua localização, contato, missão, etc.
Ele é ideal para apresentar sua empresa para aqueles clientes que foram indicados por amigos ou terceiros, mas ainda não possui todas as informações que ele deseja. Este tipo de site é recomendado para organizações que começaram há pouco tempo no mercado e não contam com conteúdo vasto para ter diversas publicações.
    

Site Dinâmico


É aquele em que as atualizações podem ser feitas de maneira mais fácil, com conteúdo constante, permitindo um site mais renovado.
No site dinâmico existe postagens com fotos e vídeos, sendo possível incluir um blog, que poderá expandir o número de clientes.
Este tipo de site serve para aquelas empresas que querem integrar todo o seu conteúdo e desejam atrair um público mais ligado as novas formas de comunicação.
    

Site One Page


Como o nome já diz, é um site de uma página só. Serve para pequenas e médias empresas, que estão começando o seu negócio e ainda não possuem uma variedade de conteúdos para publicar com uma certa frequência.
O One Page serve também como uma boa opção para aqueles negócios que trabalham apenas com um tipo de serviço ou produto, é ideal para empresas que querem atingir um público mais jovem e conectado. Já que a principal vantagem deste tipo de site é a rapidez que ele fornece as informações para usuários mobiles, pois não demoram a carregar, nem abrem uma outra página.
    

Lojas Virtuais e E-commerces


As lojas virtuais e os e-commerces fazem parte da modalidade de comércio, no qual a compra e a venda, assim como as transações financeiras, são realizadas totalmente na internet.

Neste tipo de site é possível comercializar qualquer coisa como roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos, eletrodomésticos, ferramentas, alimentos, entre vários outros tipos de produtos.

Por meio das lojas virtuais e e-commerces é possível reunir informações importantes para a gestão de vendas, ter controle do estoque e de preços, cadastrar e gerenciar os produtos, analisar e acompanhar os pedidos dos clientes, como também é possível ter um chat online onde atendentes poderão sanar as dúvidas dos clientes.


Agora que você já conhece os tipos de sites e sabe que é importante ter mais de um canal de comunicação, o que você acha de ter o seu site?

Confira nossos serviços, possuímos o conjunto perfeito de ferramentas e plataformas completas para website de produtos e serviços variados. Se preferir, temos soluções personalizadas de acordo com a sua necessidade. Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas.
 

Ainda possui dificuldade em definir qual é a melhor solução para o seu negócio, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente por meio da página Contato no nosso website ou através do telefone 49 . 3442 6666, nossa equipe está pronta para determinar junto com você todas as suas dificuldades e necessidades.
 


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