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Guia para seu e-commerce vender mais no Dia dos Namorados



O Dia dos Namorados é uma data incrível para o comércio virtual, muitas vendas são geradas e bilhões de reais são movimentados todos os anos.

Compras realizadas entre os dias 15 de maio e 12 de junho de 2021, causaram um acréscimo de 292,6% na receita e 166,2% de crescimento no ticket médio para os e-commerces.
Em comparação com o mesmo período de 2020, as compras online de presentes para o Dia dos Namorados cresceram 176%.

Se você é dono de uma loja virtual, aproveite este momento para aumentar sua demanda, prepare seu e-commerce para as vendas de Dia dos Namorados com nossas dicas.

Antes de começarmos é importante que você saiba que não são apenas os chocolates e flores que aumentam a demanda neste período. Os apaixonados costumam comprar produtos de diversos tipo de segmento para presentear a pessoa amada.
 

Dia dos Namorados e o E-commerce

12 de Junho é uma das datas comemorativas relevantes para o comércio online. Por ser baseada na troca de presentes entre casais, ela aumenta exponencialmente as vendas gerando bons resultados, já que o ticket médio dos consumidores costuma ser entre R$ 100,00 ou R$ 200,00.

Em 2021 as compras realizadas com cartão de crédito representaram um aumento de 28% ao ser comparado com o mesmo período de 2020, rendendo mais de R$ 3,3 bilhões em faturamento.

Levando essas informações em consideração, é importante realizar uma boa estratégia de marketing para que suas vendas sejam alavancadas no Dia dos Namorados.
 

Preparando seu E-commerce

 

Website 

Antes de mais nada, é importante garantir que seu site vai suportar o aumento de visitantes simultâneos, assim como conferir se as páginas estão carregando corretamente, se as fotos dos produtos estão com boa qualidade, se as informações são claras e bem detalhadas, e se o procedimento de compra é intuitivo e prático.
Vale até simular uma compra para verificar se tudo está funcionando bem, desde a seleção do produto até a finalização da compra.
 

Vitrine

O e-commerce é uma vitrine virtual, e se as lojas físicas decoram todo o seu espaço com a temática das datas comemorativas, o mesmo vale para a loja virtual.

Altere as cores do layout para que ele entregue a essência do Dia dos Namorados para seu público-alvo. Use as cores rosas e vermelhas, crie banners com corações, buquês ou pétalas de rosas e velas. São elementos que podem compor o layout para enaltecer o clima romântico.

Essa mudança no layout pode influenciar a opinião do consumidor, pois ele está lembrando o tempo todo que já está na hora dele se preparar para a comemoração.

Não esqueça que o conteúdo das páginas como fotos, textos, banners e pop-ups precisam combinar com o clima do amor.



 

Estoque

Estando tudo correto com o website, agora é importante ter o controle do seu estoque.
Não adianta você comprar muitos produtos e depois ficarem encalhados ou pior, comprar poucos e perder oportunidades de venda.
Antes de repor ou inovar seu estoque para o Dia dos Namorados, verifique suas vendas dos anos anteriores, as demandas de cada produto e o que está em tendência no mercado. Só tome decisões sobre seu estoque com base nos dados recolhidos e pesquisas realizadas, assim você evita as situações desagradáveis.
 

Atendimento ao Cliente

Site funcionando, layout romântico e controle de estoque realizado, agora é o momento de treinar sua equipe de atendimento para que sejam sempre atenciosos, educados e tenham sensibilidade ao lidar com as mais diversas situações que vão surgir durante o período de comemoração do Dia dos Namorados.

Busque algum diferencial para o seu atendimento, mostre que sua equipe é humanizada e que sua loja está disponível para ouvir e esclarecer todas as dúvidas dos clientes da melhor forma possível.

Em época de datas comemorativas, as perguntas costumam aumentar, então certifique-se de que sua equipe conseguirá atender a todos com excelência.

Reúna dúvidas frequentes que surgiram nesta data nos outros anos e monte um FAQ no website para ajudar os seus compradores. E crie frases prontas para auxiliar os atendentes durante os atendimentos, as frases vão agilizar o atendimento diminuindo o tempo das respostas, sendo assim, os atendentes conseguirão ajudar mais clientes.
 

Pós-Venda

Fazer o pós-venda aumentam as chances de fidelizar o cliente, afinal, você não quer que ele compre contigo somente uma vez, certo?

A sua primeira preocupação precisa ser a pontualidade e qualidade da entrega.

O produto comprado precisa chegar em perfeito estado antes ou no prazo estipulado.
Ainda mais quando se trata de um presente para uma data comemorativa.

Será frustante para o cliente ter que presentear seu par vários dias depois do Dia dos namorados, pois o produto que ele comprou chegou atrasado.
Você não quer essa imagem negativa para sua loja, não é mesmo?

Após o produto ter sido entregue, envie uma mensagem ou um e-mail para o cliente para saber como foi a experiência de compra e entrega, busque saber se o produto atendeu as expectativas, se quem recebeu o presente gostou, etc.

Esse tipo de contato mostra que sua empresa se preocupa com a satisfação do cliente e ainda possibilita que você receba informações para melhorar a experiência do consumidor.
 

Política de Troca e Devolução

No período de vendas para o Dia dos Namorados, o consumidor irá comprar presentes para dar aos parceiros. A possibilidade de ocorrer pedidos de troca ou devolução é muito maior. Por isso, é importante que sua loja esteja preparada para que a partir do dia 13 de junho os clientes comecem a entrar em contato desejando trocar um produto por outro ou devolvê-lo.

Defina como será o posicionamento da sua empresa em relação à Política de Troca e Devolução, de forma que fique claro para o cliente as suas condições, evitando danos a reputação da sua marca.
 

Estratégias

Agora que você já viu como preparar seu e-commerce para as demandas de Dia dos Namorados, fique por dentro de algumas estratégias para destacar sua loja online em relação à concorrência.
 

Produtos

Antes de começar a criar suas campanhas de marketing, é preciso definir os melhores produtos para a data. Selecione aqueles que podem ser incríveis presentes para os apaixonados.

Crie uma categoria de Dia dos Namorados no website para facilitar ao usuário encontrar o presente desejado, faça um banner principal temático e insira o link da categoria para redirecionar os clientes até a página da categoria.
 

Promoções geram engajamento

As promoções relativas à data são sempre as melhores formas de conseguir engajar o público-alvo, elas ativam o desejo de comprar e são muito buscadas nesse período.
Mas antes de caprichar nas ofertas, analise seus custos e rendimentos para não vender um produto abaixo do preço e acabar no prejuízo.

Você pode criar diversos tipos de promoções para estimular o cliente a finalizar o carrinho de compra:
 
  • Compre e Ganhe: Ao comprar um item recebe um brinde ou benefício, como cashback, mimos, amostra, outro produto determinado, entre outros.
  • Mais por menos: Ao comprar mais de uma unidade do produto, somente um será pago. Como é Dia dos Namorados, o ideal é o "Compre 2, Pague 1".
  • Desconto Progressivo: De acordo com a quantidade de produtos adicionados no carrinho, receberá um percentual de desconto. "Compre 2 itens, ganhe 10% de desconto", "Compre 3 itens, ganhe 15%", etc.
  • Desconto Fixo: O desconto normal, onde determinado item ou valor da compra irá receber uma porcentagem de desconto determinada pela loja.
  • Frete Grátis: Em todas as compras, acima de determinado valor, só em determinados itens, entre outros.
 

Combos

Os combos de produtos ou kits especiais para a data chamam bastante atenção dos clientes. 
Ao montar combos ou kits em seu e-commerce, você aumentará o ticket médio da sua loja e o cliente economizará mais do que se ele comprasse os itens separadamente.

Existem muitos outros tipos de promoções e ações que você pode aplicar para atrair mais compradores, seja criativo!
 

Não venda somente produtos, venda a experiência

O Dia dos Namorados representa o amor, carinho e afeto. É o momento de se comunicar com mais sensibilidade, mas ainda sendo persuasivo, transformando seus produtos em experiências.

Descreva-os de forma romântica, por exemplo, supondo que você esteja divulgando uma cesta de café da manhã, ao invés de descrever somente as características dos produtos presentes nela, fale sobre os sentimentos que a cesta vai passar para quem vai recebê-la, como o gesto de carinho do parceiro ao surpreender seu par.

Além disso, a experiência do cliente precisa ser incrível durante toda a sua jornada de compra.
Cuide de todos os detalhes, desde o material de divulgação até o pós-venda. Realize ações que vão tornar o momento de compra do cliente memorável:
 
- Tenha embalagens personalizadas para os presentes;
- Perfumar a caixa de presente;
- Escrever bilhetes com fontes românticas desejando bons momentos;
- Enviar mimos da loja relacionados ao Dia dos Namorados junto com o presente;
- Garantir que a entrega será segura, com qualidade e dentro do tempo estipulado.

Essas pequenas atitudes despertam bons sentimentos nos clientes que com certeza voltarão a comprar em sua loja.



 

Os solteiros também querem comprar

Esta parte da população também está em busca dos preços competitivos durante o Dia dos Namorados. Você pode expandir suas vendas para esse público, criando promoções exclusivas para os solteiros. Incentive o amor próprio, o ato de se auto presentear e veja suas vendas decolarem.
 

Marketing de Conteúdo

Uma das melhores estratégias para atrair clientes é o Marketing de Conteúdo. E para o Dia dos Namorados não pode ser diferente.

Se você souber usar o conteúdo a seu favor para criar postagens sobre o dia ou relacionar seu produto com a data, ele vai servir como isca para atrair os clientes até a sua loja online.

Muitas pessoas buscam dicas de presentes, pois as dúvidas são comuns para quem vai presentear outra pessoa. Sua loja pode ajudar seu público-alvo na tomada de decisão e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Use o Marketing de Conteúdo para transmitir informações de relevância para seu público, artigos em blogs, e-books grátis, infográficos, posts nas redes sociais, vídeos, etc.
O conteúdo deve resolver a dor do seu cliente, agregar valor, ser relacionado à data e ao seu produto. Por exemplo:
 
  • Dicas de presentes relacionados aos produtos da sua loja
  • Sugestões de passeios
  • Mensagens românticas para enviar com o presente
  • Como preparar um jantar especial
  • Como fazer uma surpresa
  • Dicas de looks para a ocasião

Lembre-se que o objetivo é criar conexões entre a data e seus produtos. Mostre para seu público-alvo que o seu e-commerce vende os melhores presentes para o Dia dos Namorados.

Veja outros exemplos:

Uma loja de maquiagem pode preparar dicas de makes para o jantar ou passeio romântico.

Já uma loja de velas artesanais, assim como ela pode oferecer velas em formato de rosas ou corações aromáticas, também pode dar dicas de como criar um ambiente iluminado de forma romântica, etc.

Nesse momento a sua criatividade sobre o que você tem a oferecer, é quem manda!

Use as redes sociais para compartilhar o conteúdo criado, elas são perfeitas para conseguir engajamento orgânico e são ótimas portas de entrada do seu público-alvo para o e-commerce. Além disso, sabendo ser criativo ao criar enquetes, sorteios e concursos, os usuários irão interagir com seus posts, aumentando mais ainda as chances deles comprarem com você.

Por exemplo: crie um concurso para que os clientes participem e no final o ganhador receba produtos selecionados da sua loja que sejam relacionados ao Dia dos Namorados.
Assim, muitos dos participantes que não ganharam, podem acessar seu e-commerce e comprar os produtos que estavam no concurso.

Crie um sorteio: A melhor declaração de amor ganha um voucher de compras na loja ou a foto de casal mais votada ganha uma cesta com itens de Dia dos Namorados.

O ideal é criar conteúdo para as redes sociais que faça com que os usuários acessem sua loja online, gerando aumento do tráfego e relevância.

Lembre-se também de selecionar bem as hashtags para seus posts para que elas alcancem seu público ideal, pois os usuários costumam realizar pesquisas por presentes através das hashtags.

Você também pode apostar no E-mail Marketing e enviar e-mails personalizados para sua base de clientes, com novidades, ofertas, dicas e sugestões de presentes, entre outros.

É importante que nesse período você separe uma parte do seu orçamento para investir em anúncios pagos em plataformas como Google Ads, assim a visibilidade da sua estratégia de marketing aumenta, demonstrando para os consumidores que sua loja está participando da ação de Dia dos Namorados e que ela é uma ótima opção para a compra dos presentes.

Não se esqueça de aplicar táticas de SEO em seu e-commerce para otimizar seu site com palavras-chave sobre o tema, para que elas apareçam nos resultados de pesquisa dos buscadores.

Conclusão

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais importantes para os e-commerces, pois movimenta bilhões de reais todos os anos.

Mas, conquistar bons resultados de vendas não é simples e fácil, precisa de preparo, investimento e marketing para atrair os consumidores.

A boa notícia é que você pode potencializar os diferenciais da sua empresa com a Plataforma de E-commerce da Ideia Good.

Se você deseja ter uma Plataforma otimizada com técnicas de SEO, que permite alterar as cores do layout, identidade visual, cadastrar banners, pop-ups e criar categorias próprias para o Dia dos Namorados, na Plataforma IGOOD E-COMMERCE você encontra tudo isso e muito mais!

A plataforma oferece uma gama de ferramentas necessárias para tornar mais simples e fácil a venda online.

Prática de administrar, ela conta com sistemas integralmente automatizados, realiza o monitoramento das ações registradas no website, dispõe de um sistema de métricas em todas as áreas do website, apresenta as informações de estatísticas de acessos, usuários online, carrinhos ativos e abandonados.

Você poderá acompanhar a relação de pedidos realizados e os clientes cadastrados, poderá verificar o número total de pedidos aguardando o pagamento ou com pagamento confirmado, dentre outros.

Cadastre, gerencie e controle todos os seus produtos comercializados na plataforma. 

A Plataforma iGOOD E-commerce ainda conta com integração aos principais meios de pagamento, formas de envio de pedidos e gerenciamento do estoque da sua loja online.

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Continua com dúvidas sobre a Plataforma iGOOD E-commerce? Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente por meio da página Contato no nosso website ou através do telefone 49 . 3442 6666 e converse com um de nossos especialistas!


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