Muitas vezes tratados como sinônimos, é importante saber o real significado e a diferença entre eles.
- Tráfego e Transferência: Na área da computação tratamos o tráfego ou transferência, como a quantidade de dados trocados entre dois pontos de rede em um determinado período.
No universo da hospedagem de sites, esse termo se aplica à qualquer dado trocado entre o servidor de hospedagem e os computadores externos.
Ou seja, tráfego ou transferência, é a quantidade de dados que trafegam pelo servidor em um determinado intervalo de tempo.
- Largura de Banda: A largura de banda é a capacidade de transferência de dados. Essa capacidade está diretamente relacionada a velocidade.
Levando esse conceito para o universo da hospedagem de sites, podemos entender que a largura de banda é a capacidade máxima de transferência de dados do seu plano de hospedagem. Assim, quando dois ou mais usuários estão navegando no seu site requisitando páginas e arquivos ao mesmo tempo, a largura de banda será compartilhada entre eles.
Trazendo esses termos para o nosso mundo real para facilitar o entendimento vamos fazer uma comparação.
Podemos pensar na largura de banda como um túnel em uma estrada. Quanto maior a largura do túnel e o número de pistas, mais carros podem passar por ele ao mesmo tempo.
Em momentos de muito trânsito, com muitos carros passando pelo túnel, este poderá engarrafar e até mesmo parar por conta do alto tráfego.
Nesse exemplo, o tráfego ou transferência, é o número de carros que passam pelo túnel em um determinado período de tempo.
Assim, nosso túnel imaginário poderia ter a largura de banda de 4 carros e a transferência mensal de 100 mil carros, por exemplo.
Gostou do nosso post e quer saber quando um novo artigo sai no blog ou quando temos alguma novidade?
Então assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo!