Mas, afinal, como se da o consumo de transferência e largura de banda no seu website?
É claro que ninguém quer manter a audiência de um site baixa para evitar problemas com a hospedagem, inclusive nós. Muito pelo contrário: quanto mais visitantes, melhor!
Apesar disso, é importante ter em mente que mais visitantes significam maior consumo do tráfego mensal disponibilizado no plano de hospedagem. Para evitar excessos, existem algumas medidas que tomamos para reduzir o consumo de banda mensal.
Veja abaixo algumas das medidas que tomamos:
- Otimização do carregamento das páginas do seu site
Um site leve carrega mais rápido e consome menos tráfego. É bom para o visitante e bom para o proprietário do site.
Se utilizar uma de nossas plataformas prontas onde temos um tema ou template personalizado, procuramos sempre manter a estrutura HTML e imagens o mais leve possível.
O mesmo vale para o nosso construtor de sites. Em todas as nossas plataformas, nenhum código desnecessário é utilizado.
Utilizamos ferramentas de otimização de páginas para identificar os pontos que podem ser otimizados em um site.
- Otimização das imagens e arquivos do site
Este item está intimamente relacionado ao anterior, mas as imagens podem aumentar consideravelmente o consumo de banda e merecem uma atenção especial. Quanto mais leves, melhor.
Fazemos um balanço entre o tamanho e a qualidade da imagem. Utilizamos ferramentas de compressão destinadas exclusivamente a imagens utilizadas no site que garantem sempre imagens sem perdas. Todas as imagens são submetidas a ferramenta antes de serem publicadas.
Todos os arquivos de sistema, são escritos utilizando as últimas novidades em programação web, assim garantimos arquivos mais leves no peso e muito mais rápidos e funcionais quando requisitados pelo site.
- Hospedagem de áudio/vídeo junto ao site
Arquivos multimídia podem ser grandes vilões de tráfego na hospedagem. Se é necessário inserir um vídeo em um site, escolhemos usar um serviço externo, como o YouTube ou o Vimeo. Depois de hospedar o vídeo em uma dessas plataformas de compartilhamento de vídeos, basta apenas incluirmos o mesmo no seu site, via código embed. Assim, o site vai consumir apenas o tráfego do serviço de vídeos e não o da hospedagem do site.
O mesmo vale para músicas e arquivos de áudio. Eles podem ser hospedados em serviços especializados, como o SoundCloud e inseridos no site posteriormente.
- Monitoramento regular do consumo de tráfego dos sites
Por último, mas não menos importante, monitorar o consumo de banda de um site é fundamental para entender o quanto do tráfego mensal está sendo consumido. Possuímos uma rotina de verificação para identificar possíveis padrões de uso e evitar problemas inesperados, como a lentidão do site, e até mesmo evitar que ele fique fora do ar por ultrapassar o limite contratado no plano de hospedagem.
Possuímos dentro do painel do cliente um medidor do consumo de banda. Assim, nossos clientes, pode acompanhar e monitorar o consumo desse recurso.
Se caso estiver com dificuldades para localizar entre em contato conosco que vamos lhe auxiliar.
Gostou do nosso post e quer saber quando um artigo novo sai no blog ou quando temos alguma novidade?
Então assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo!