Assim, como o comércio online esta em plena ascensão, o número de cibercriminosos também vem crescendo. Considerando as altas taxas de crimes virtuais o Google tornou obrigatório o uso do Certicado SSL, sendo que o site que não possuir o certificado será penalizado.
Nós já falamos aqui no blog sobre as vantagens e benefícios de dispor do Certificado SSL no seu site, veja o post na íntegra. Mas, depois de passar muito tempo sendo um opcional agora o certificado tornou-se obrigatório.
Não é de hoje que o Google vem afastando os usuários da web de sites não criptografados, porém, o novo incentivo determinado é o mais expressivo já aplicado.
Em busca da chamada "Web Segura", o Google determinou que a partir de Julho deste ano (2018), todos os sites que possuem formulários de envio disponham do Certificado SSL. Os sites que relutarem e não tiverem o certificado serão penalizados pelo Google, sendo marcados como "Não Seguros".
Se a sua loja virtual ainda não possui um Certificado SSL instalado ou você não faz ideia do que ele seja, lhe convidamos a ler este post até o fim.
1. O que é um Certificado SSL?
O Certificado SSL é um protocolo de segurança da web que tem como objetivo estabelecer uma conexão segura entre dois computadores. Com a proteção do certificado, todas as informações enviadas durante a comunicação são criptografadas, evitando o acesso de terceiros não autorizados.
2. Como identificar um site que possui Certificado SSL?
Para verificar os sites que já possuem o Certificado SSL instalado, basta localizar o endereço do site exibido no navegador. Sites que já possuem o SSL instalado irão exibir um ícone em formato de cadeado e um prefixo no endereço do site, https://.
O ícone exibido serve para informar os usuários que aquele site possui a proteção de algum dos tipos de Certificados SSL. Sabendo assim, que as informações que serão trocadas naquele ambiente são seguras e impossibilitadas de serem interceptadas por pessoas mal intencionadas.
3. Quais as vantagens do Certificado SSL?
Além, de transmitir confiança para os seus consumidores o Certificado SSL também:
-
Melhora o ranqueamento do site: O Google considera os sites que possuem o Certificado SSL e por isso os classifica melhor nos resultados de busca.
- Aumenta o faturamento: Com o Certificado SSL os seus consumidores sentem-se mais seguros e tendem a comprar no seu site, aumentando assim as suas chances de conversão. Segundo um estudo realizado, os sites que possuem o certificado instalado podem aumentar o seu volume de vendas em até 35%.
-
Garante a segurança: Com o Certificado SSL instalado no seu site você garante a segurança dos seus consumidores durante o período em que estes estão navegando e realizando compras no seu site.
-
Demonstra profissionalismo: Sites que possuem o certificado instalado demonstram mais profissionalismo e tendem a converter mais, pois garantem a segurança dos seus consumidores.
4. Como a falta do Certificado SSL afetará o meu site?
Sites que não possuem o Certificado SSL instalado serão penalizados pelo Google. A partir de Julho deste ano o Google passou a exibir para os usuários a frase "Não seguro" ao lado do endereço do site, mesmo que não haja nenhum problema com a segurança do seu site.
Além disso, o Google também irá penalizar estes sites nos mecanismos de busca, reduzindo as chances do seu negócio ser encontrado.
5. Como obter um Certificado SSL para o meu site?
Diante das exigências do Google a Ideia Good firmou uma negociação com um fornecedor de Certificados SSL. O valor oferecido é promocional e é por tempo limitado. Então para não perder vendas no seu site entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.
Por fim...
Além, dos benefícios e vantagens que listamos acima, o Certificado SSL aumenta a confiança dos seus consumidores, torna o seu site mais rápido, eficiente e seguro.
Ele também afeta o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. Então não espere ser tarde demais. Entre em contato com a equipe da Ideia Good, clicando aqui, e adicione o Certificado SSL ao seu site.
Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas, mas se restaram questionamentos sinta-se a vontade para compartilhá-los nos comentários.