MENU
Fechar

FALE CONOSCO

Dúvidas, sugestões, dificuldades ou solicitações?

Entre em contato com nossos especialistas.

49 . 3442 6666
  • Enviar e-mail
  • Solicitar orçamento
  • Abrir ticket
Nossos horários de atendimento são de segunda à sexta das 08h até 11h30 e das 13h30 até 18h.

Não estamos no escritório agora.
Podemos te ligar depois?


PAINEL DO CLIENTE

Acesso a tickets, financeiro, domínios, registros, hospedagem, e-mails, ferramentas, wiki e mais.

GOOD BLOG

26
Dez
2018
O que é omnichannel? Uma estratégia para pessoas e não produtos



Omnichannel é a resposta a nova demanda dos clientes e pode ser considerada uma evolução da multicanalidade. Trata-se basicamente de uma tendência que esta crescendo no mercado e visa a convergência de todos os canais de venda utilizados pelas empresas.


Evoluídos, exigentes, hiperconectados e imediatistas, essas são as principais características dos consumidores 3.0. Cada vez mais global e digital, socialmente conectado, altamente informado e sensível a preços, esse novo perfil de consumidores consome produtos de diversas partes do mundo, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

O novo consumidor busca mais do que apenas a compra, ele está a procura das melhores experiências. Mas, afinal em qual momento o conceito de omnichannel se encontra com o consumidor 3.0?
A resposta é simples e objetiva, em todos os momentos. O omnichannel veio como uma resposta para a nova demanda dos consumidores, a busca por melhores experiências de compra, com menos barreiras e mais completas. 

Como a mudança no comportamento dos consumidores é real e inevitável, você vai entender com este post um pouco mais do conceito de omnichannel, quais os seus benefícios e porque aderir a essa tendência. 

O que é omnichannel? 

Na tradução literal a palavra omnichannel - "omni" de todos e "channel" de canal - assume o sentido de "todos os canais". Porém, apenas a significado da palavra não nos diz muita coisa. É preciso entender a abrangência do conceito para entendermos o poder dessa tendência. 

Considerada uma evolução do conceito de multicanalidade o omnichannel é uma tendência do varejo que visa a convergência dos canais de venda. Trata-se basicamente da capacidade de fazer com que o consumidor tenha a mesma sensação e não veja diferenças entre o mundo online e offline da empresa. 

Single channel, multichannel, cross channel ou omnichannel? 

Por terem termos muito próximos e serem conceitos que abordam o foco na experiência do consumidor, o single, omni, cross e multi podem até ser confundidos como sendo apenas um conceito.
Para que isso não aconteça com você, nos separamos as definições e exemplos de cada conceito. Confira:

Single Channel

"Single", na língua inglesa, é usado para caracterizar um individuo como único. 

Trazendo esse conceito para o termo de single channel, podemos caracterizar que o relacionamento de uma empresa, single channel, com o seu consumidor consiste na utilização de um único canal de comunicação, geralmente uma loja física.

Neste caso, todo o processo de venda é realizado apenas por um meio de comunicação, o presencial.

Multichannel

O prefixo "multi" faz referência a muito ou muitos. Assim, o conceito de multichannel é aplicado as empresas que oferecem vários canais de comunicação, como uma loja física e uma loja virtual. 

Esses canais de comunicação não estão conectados, ou seja, os vendedoras da loja física não possuem conhecimento sobre as vendas realizadas no ambiente virtual. 

Esse conceito, quando aplicado, gera uma competição entre os canais de compra, por não haver a troca de informações.

Cross Channel

Aqui o prefixo é "cross" que se traduzido para o português significa cruzar. 

Esse tipo de estratégia é usado pelas empresas que possuem vários canais de comunicação e todos esses canais se complementam. Nesse tipo de conceito não existe uma competição entre os canais, pois todos passam a se complementar. 

Um exemplo simples desse conceito, é a possibilidade de realizar a compra online e retirar o produto na loja física.

Omnichannel

Já omnichannel, como nós já falamos no início desse post, faz referência a empresas que possuem todos os canais de comunicação conectados. A ideia dessa tendência é oferecer todas as opções de compra interligadas e de forma simultânea.

Nesse conceito o seu consumidor pode realizar o pedido na sua loja física, através de um aplicativo online e optar por receber o produto na comodidade da sua casa.  

Como é o consumidor omnichannel no Brasil?

O objetivo dos novos consumidores é utilizar todos os canais possíveis para realizar suas compras. A estratégia do conceito omnichannel é mesclar todos esses canais para proporcionar a melhor experiência ao consumidor tanto no mundo online, como no mundo offline da empresa.

Mesmo já sendo um conceito praticado por algumas marcas brasileiras, essa estratégia ainda esta andando a passos curtos, assim como mostra um estudo realizado pela ABCOMM.

O estudo foi realizado nas maiores marketplaces brasileiras e a conclusão foi que há um longo caminho a ser percorrido. Uma das principais barreiras percebidas é relacionada a política de comissões dos vendedores.

Por que aderir ao omnichannel?

Há mais ou menos dez anos atrás acreditava-se que existiam dois tipos de consumidores, aqueles que realizavam suas compras no ambiente online e aqueles que realizavam suas compras na loja física. 

Até dez anos atrás esse conceito até poderia estar correto, porém, nos dias de hoje esse cenário esta bem diferente. 

Hoje existem clientes que iniciam a sua jornada de compra pesquisando em uma loja virtual, passam pelo call center da empresa para sanar suas dúvida e concluem a sua compra na loja física, assim, como também existem aqueles que iniciam na loja física e fecham a sua compra no ambiente virtual. 

Como transformar a sua empresa em omnichannel?

Tornar a sua empresa uma omnichannel pode ser um processo desafiador no começo, porém, uma decisão acertada.

Aderir a essa estratégia vai muito além, de apenas disponibilizar uma loja virtual, um atendimento telefônico e estar presente nas redes sociais. É preciso realizar mudanças na cultura da sua organização, capacitar todos os setores do seu negócio e adotar novas tecnologias.

Para te ajudar a organizar essas mudanças na sua empresa nos separamos 7 ações que devem ser realizadas: 

1. Estude os hábitos do seu consumidor

No início desse post, assim como em outros posts do Blog, nós já comentamos sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores 3.0.

Hoje não basta mais acompanhar apenas os dados demográficos dos seus consumidores, é preciso entender realmente o comportamento individual de cada um. 

A sua empresa deve saber entender as reais necessidades, motivações e expectativas de cada cliente, para então poder entender as oportunidades e oferecer a melhor e mais relevante experiência. 

2. Foque na experiência do seu consumidor

As vendas não se tratam mais do que a sua empresa quer oferecer, mas sim do que o seu consumidor realmente precisa. 

Depois de entender as necessidades, motivações e expectativas dos seus consumidores chegou a hora de identificar quais são as demandas recorrentes do seu cliente, quais são as dificuldades apresentadas e quais são as possíveis soluções para cada situação.

Lembre-se além, de ser sensível a preços o consumidor 3.0 também busca a melhor experiência de compra possível, ou seja, ele não espera encontrar obstáculos ou dificuldades na interação com a sua empresa. 

3. Invista primeiro os canais de maior adesão

Depois de identificar o comportamento dos seus consumidores, a sua empresa já poderá dar início a sua presença em múltiplos canais. 

Baseado nas suas pesquisas invista nos canais que possuem maior adesão pelo seu público-alvo e lembre-se que é preciso garantir para o seu consumidor a mesma experiência em todos esses canais, ou seja, a sua imagem e a sua linguagem devem ser únicas em todos os canais de comunicação.

4. Adote novas tecnologias

Não é possível aderir ao conceito de omnichannel se a sua empresa não adotar novas tecnologias. Como já destacamos no início desse post, os seus canais devem estar interligados para oferecer a melhor experiência ao seu consumidor.   

5. Elimine qualquer barreira

A jornada de compra do seu consumidor não pode ser um labirinto sem um ponto final. Você deve eliminar qualquer barreira que possa vir a dificultar a comunicação entre o seu consumidor e a sua empresa.

Lembre-se os novos consumidores são imediatistas, ou seja, se você impedir de alguma maneira que o seu cliente consiga o que deseja, ele com certeza não se tornara um cliente fiel do seu negócio. 

6. Seja flexível com o seu consumidor

Uma maneira de eliminar qualquer barreira entre a sua empresa e o seu consumidor é ser flexível. 

Não basta oferecer inúmeros canais de comunicação, se por exemplo, a troca de um produto comprado no ambiente virtual, só pode ser realizada no ambiente virtual. 

7. Crie um relacionamento

O mesmo produto que você oferece, tantos outros concorrentes também estão oferecendo. Neste caso, para garantir um cliente fiel para a sua empresa é preciso que você crie um relacionamento com o mesmo.

Ao criar um relacionamento com o seu consumidor você troca um cliente por um fã da sua marca e garante que o mesmo não irá trocar experiências com os seus concorrentes. 

Ao terminar de ler este post, podemos entender que o omnichannel é um desafio, mas se bem aplicado pode trazer resultados imediatos para a sua empresa.


Comentar







Veja Também



Consulte a disponibilidade do seu domínio

Antes de escolher o seu endereço, confira os nomes disponíveis para registrá-lo. Registrar um domínio garante exclusividade sobre o nome dele na internet.


Verifique se o domínio que deseja está disponível:
www.

Contate-nos

49 . 3442 6666 08h às 11h30 e 13h30 às 18h - segunda à sexta

Painel do Cliente 24h, nos 7 dias da semana


Encontre-nos

Rua Romano Anselmo Fontana, 702
Em frente ao Memorial Attilio Fontana,
Centro, Concórdia / SC, Brasil, 89.700-095


Receba Novidades

Fique informado sobre lançamentos, notícias, dicas e ofertas especiais.



© - Ideia Good - web e publicidade
topo
Fechar

Não estamos no escritório agora.
Podemos te ligar depois?