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15
Abr
​O que aprender com a maior loja de comércio eletrônico do Brasil?



Para a maior loja do varejo online, a rede de Lojas Americanas, a integração entre as operações online e offline pode impulsionar ainda mais as vendas da companhia, já que é cada vez mais comum, consumidores optarem por comprar online e retirar na loja.

Em um segmento de mercado tão disputado, como o varejo online, se destacar entre os concorrentes pode se tornar uma tarefa árdua e quase uma missão impossível. Contudo, existem algumas estratégias que podem melhorar a experiência de compra dos seus consumidores e ainda contar pontos valiosos para o seu comércio eletrônico.

Sabendo que o comportamento dos consumidores mudou e que hoje as pessoas são mais exigentes e imediatistas, o omnichannel se tornou um recurso do presente e não mais uma estratégia do futuro no varejo online. Nos acompanhe neste post e descubra como a rede de Lojas Americanas implementou o omnichannel em suas estratégias.

O que é omnichannel?

Em outro post aqui do Blog nos já conversamos sobre o conceito do termo omnichannel e sobre os seus tipos. Contudo, vale recordar um resumo sobre o assunto. 

Na tradução literal a palavra omnichannel - "omni" de todos e "channel" de canal - assume o sentido de "todos os canais". Porém, apenas o significado da palavra não nos diz muita coisa. É preciso entender a abrangência do conceito para entendermos o poder dessa estratégia. 

Considerada uma evolução do conceito de multicanalidade o omnichannel é uma estratégia do varejo que visa a convergência dos canais de venda. Trata-se basicamente da capacidade de fazer com que o consumidor tenha a mesma sensação e não veja diferenças entre o mundo online e offline da empresa. 

Como a Americanas aderiu ao omnichannel?

Comprar online e retirar na loja já é a preferência de mais de 60% dos consumidores online. E foi baseado nesses números que a rede de Lojas Americanas abraçou a tendência do omnichannel.

Com o serviço de click and collect, a Americanas passou a oferecer uma nova modalidade de entrega para os seus pedidos, a retirada na loja de compras feitas pela internet. 

De acordo com um relatório publicado pelo banco Safra, o click and collect esta se tornando mais relevante para a companhia, uma vez que as entregas tradicionais custam caro.  

A retirada na loja é uma maneira de dar o ponta pé inicial nas estratégias de omnichannel e ainda garantir um aumento no faturamento da sua loja, uma vez que os consumidores que escolhem retirar as suas encomendas na loja física, acabam comprando algo extra durante a retirada. 

O que é click and collect? 

Pagar caro e ter que esperar por dias para receber uma encomenda, já não faz mais parte dos planos dos consumidores online. Mais imediatistas do que nunca, a nova geração de consumidores quer comprar online e ainda ter a autonomia de retirar o seu produto no mesmo dia na loja física.

Vindo de encontro com essa necessidade dos consumidores online, esta o conceito click and collect. Expressão em inglês que se traduzida indica pontos de retirada. O click and collect é uma estratégia que oferece diversas opções de entrega diferentes das tradicionais, como, Correios e transportadora. 

A ideia de oferecer uma modalidade de entrega que não fosse tradicional, veio da necessidade das lojas de comércio eletrônico que precisavam reduzir seus problemas com o abandono dos carrinhos de compra em razão dos altos custos de frete.

A estratégia click and collect, a longo prazo, é uma opção que trará economia aos consumidores e aumento dos lucros para as lojas online.  

O que os dados já comprovam sobre a tendência click and collect?

Segundo um estudo realizado pela MindMiners e ShopperVista, o Click e Collect: a visão dos varejistas e do shopper sobre a tendência do clique e retire aponta dados importantes sobre a adesão do click and collect no Brasil. 

De acordo com a pesquisa, 59% dos consumidores garante estar satisfeito com o prazo de entrega das encomendas, contudo no que se refere a custo de frete, a insatisfação alcança os 44%.

As maiores situações que geram desistência de compra online são causadas pelo frete e pelo prazo de entrega. Sendo que 92% afirmou que compraria mais se o frete fosse mais baixo.

Para os consumidores o maior motivador do click and collect é o frete grátis, seguido pelo menor prazo de entrega. Sendo que o click and collect já faz parte da realidade de pelo menos 20% dos consumidores online.

Sabemos que a implementação das estratégias omnichannel podem exigir grandes mudanças no seu negócio, contudo, comprar online e retirar na loja pode oferecer vantagens tanto para o seu consumidor, como para o seu negócio. E considerando que o click and collect ainda é uma tendência no Brasil, não tendo sido aderida por muitas lojas de comércio eletrônico, esse pode ser o diferencial da sua loja frente aos seus concorrentes. 

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