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15
Fev
​Descubra o segredo das três maiores lojas de e-commerce do Brasil!



Conhecer o segmento, o mercado, as expectativas, as tendências e as estratégias, além, de ter um bom planejamento, são apenas alguns dos fatores chave para conquistar o mercado dinâmico das vendas online. Leia este post e descubra qual é o sétimo fator que influência diretamente no sucesso das lojas de comércio eletrônico. 

Além, de serem administradas pela mesma Companhia, a B2W, as lojas de comércio eletrônico, Americanas, Shoptime e Submarino também foram as primeiras colocadas no ranking das 50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em dezembro de 2018. 

As lojas mantiveram pelo segundo ano consecutivo a sua posição com um faturamento de mais de R$ 8 bilhões de reais. Mas, as semelhanças entrem as lojas não param por ai. Nos acompanhe neste post e descubra qual é o segredo do sucesso das maiores lojas de comércio eletrônico no país.

O segredo das maiores lojas de e-commerce

Quem não conhece o ditado que diz, "A aparência não é tudo e a beleza está nos olhos de quem a vê". Esse ditado pode até convir bem quando falamos sobre relacionamento, contudo, quando o assunto é uma loja virtual é bem pouco provável que ele poderá ser empregado.

Em outro post aqui do Blog, nos já falamos sobre a psicologia das cores e a influência das cores no seu negócio online. Contudo hoje, vamos aprofundar o nosso conhecimento para lhe ajudar a entender como as cores influenciam as três maiores lojas de comércio eletrônico do Brasil. 

Poucos sabem, mas o layout e as cores de uma loja virtual exercem muito influência sobre o julgamento e a decisão de compra dos consumidores. Mesmo que de maneira inconsciente, as cores são um dos principais aspectos que os consumidores online levam em consideração para definir se a loja possui credibilidade ou não. 

Além disso, as cores também podem fornecer estímulos poderosos para gerar mais conversões. Elas podem estimular determinadas emoções nos consumidores, que os levam a efetivar uma compra.

A influência das cores em números

Que as pessoas são extremamente visuais, isso já é um fato, e como nos já mencionamos acima, as cores têm o poder de despertar diferentes sensações nas pessoas. 

Uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, consultoria especializada em comportamento do consumidor, comprova através de números a influência das cores. A pesquisa apontou que 93% dos consumidores escolhem um produto pela sua aparência e desse grupo, 85% são influenciados pela cor.

E não para por ai, o mesmo estudo apontou que as cores influenciam em 90% na formação da opinião sobre um determinado produto. Outras pesquisas realizadas pela Colorcom e pela Hubspot, também revelam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em até 80% e a cor de um botão CTA - call to action - pode aumentar as conversões em 21%. 

As cores que estimulam a conversão

Sem dúvida alguma, agora você deve estar se perguntando, mas afinal quais são as cores que estimulam a conversão em uma loja virtual?

Cada cor esta associada a um diferente sentimento e desperta sensações variadas. Por isso, fizemos um compilado das emoções ligadas a cada cor, veja:

Vermelho

A influência do vermelho pode ser comprovada em lojas de sucesso, como a Americanas e até mesmo, o Ponto Frio e a loja de supermercados online Extra. A cor vermelha transmite dinamismo, força, energia, raiva, paixão, intensidade e excitação. 

Ao se deparar com a cor vermelha, o consumidor tem sua tensão muscular aumentada e a sua pressão arterial estimulada, fazendo com que o cliente sinta-se atraído pela impulsividade e desejo de comprar. 

Amarelo

O amarelo é uma cor vibrante que transmite iluminação, conforto, alerta, vitalidade, alegria e criatividade. Geralmente usada como uma cor complementar, o amarelo estimula a liberação de serotonina, substância que faz as pessoas se sentirem felizes. 

Um dos exemplos de sucesso que usa tons de amarelo na sua loja virtual, é o Ricardo Eletro, comércio eletrônico especializado em eletrodomésticos que conquistou a sexta posição no ranking das 50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro.

Azul

Encontrado em sites como Submarino, Magazine Luiza, Walmart e Casas Bahia, o azul é uma cor que transmite serenidade, clareza, simplicidade, segurança e eficiência. 

No cérebro dos clientes, a cor esta ligada à personalidade e à tomada de decisões. Sendo a cor que apresenta menor taxa de rejeição por ser associada a confiança. 

Laranja

Geralmente usada como uma cor complementar o laranja pode ser visto em sites como o Shoptime. 

A cor representa a criatividade, alegria, entusiasmo e diversão. Mas, também é uma cor que apela para a ação do consumidor e vai muito bem em botões de Call to Action e nas páginas dos produtos, pois transmite a sensação de que os produtos são mais baratos.  

Verde

A cor da esperança, encontrada no site das lojas Boticário, é usada para incentivar os consumidores a seguir em frente e finalizar a compra. Ela esta ligada à tomada de decisão, respostas afetivas e julgamento social.

Roxo

Estimulando o mistério, a espiritualidade, a fantasia e a sofisticação, a cor roxa pode ser encontrada em sites como o SouBarato. 

A cor é bastante usada como estratégia para tornar o produto cobiçado pelos seus consumidores. 

Baseados no post de hoje, podemos concluir que as cores são um componente estratégico para um e-commerce. Contudo, a psicologia das cores não é universal, assim, antes de aplicar qualquer mudança na sua loja virtual, você deve analisar o contexto no qual o seu negócio esta inserido, quais os sentimentos e valores que a sua marca deseja despertar e qual o perfil dos seus consumidores. 

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para o seu negócio. E se você quiser saber mais sobre vendas online e comércio eletrônico, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!


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