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05
Mar
Marketing de relacionamento: como relacionamentos geram resultados?



Enquanto o marketing tradicional visa influenciar o público, o marketing de relacionamento mantém o seu foco na relação entre empresa e cliente. Aqui o foco não é a venda, mas sim encantar os clientes. 

Já pensou em gerar mais receitas e receitas mais recorrentes, com baixo investimento?

Esse é o propósito de qualquer negócio que deseja não apenas sobreviver, mas também prosperar. E para isso é indispensável pensar em estratégias que não apenas atraiam novos clientes, mas sim, em estratégias capazes de fidelizar os clientes conquistados. Uma vez que, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais, que manter um atual.

Dentre algumas das estratégias que podem ser adotadas esta o marketing de relacionamento. O marketing de relacionamento visa criar um elo de comunicação eficiente, que proporcione um relacionamento entre a sua empresa e o seu cliente. Contudo, o grande desafio no marketing de relacionamento, é entregar uma experiência de consumo única para cada um dos seus clientes. 

Por isso, hoje nós dedicamos um post completo a esse assunto, para lhe ajudar a entender o que é, qual a sua importância e como aplicar o marketing de relacionamento no seu negócio. Nos acompanhe e descubra como tornar os seus clientes, fãs e defensores da sua marca.

O que é e para que serve o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia que envolve um conjunto de ações que visam criar e manter um relacionamento positivo entre a sua marca e os seus clientes. O maior objetivo desse tipo de marketing é conquistar e fidelizar os seus clientes, criando uma relação de proximidade entre eles e o seu negócio, a ponto de torna-los defensores da sua marca.

Contudo, para criar uma relação entre a sua marca e o seu cliente, é necessário que haja um trabalho contínuo e progressivo, tendo como base dessa relação duradoura a satisfação de ambas as partes.

Quais as empresas de sucesso que já aderiram ao marketing de relacionamento?

As experiências de consumo positivas, aliadas as conexões emocionais fazem do marketing de relacionamento uma estratégia indispensável para as empresas. Veja alguns exemplos que merecem destaque:

Coca-Cola

Alguma vez você já viu um anúncio da Coca-Cola que dizia, "Compre Coca-Cola?". 

A empresa americana fundada ainda no século XIX é responsável por um dos maiores casos de sucesso do marketing de relacionamento. A aposta da empresa esta em mostrar ao seu público, que a Coca-Cola esta presente nos momentos mais importantes da vida deles.

O resultado disso? A Coca-Cola é a quarta marca mais valiosa do mundo.

Nubank

A startup financeira, fundada em 2013, fez do marketing de relacionamento o seu diferencial competitivo. O atendimento humanizado promovido pela marca vai de cartas escritas à mão, à fotos, dicas de viagens e envio de presentes. 

E acredite, as ações realizadas pela empresa não são definidas de maneira aleatória. A Nubank conhece muito bem o seu público, que é composto sobretudo por jovens com menos de 30 anos, insatisfeitos com as experiências burocráticas dos bancos e serviços financeiros. 

Um caso que viralizou nas redes sociais, foi o caso de um cliente que entrou em contato com a Nubank solicitando o aumento do seu limite. O motivo? Comprar alianças, para pedir a sua namorada em noivado. 

A resposta da Nubank? Além, de aumentar o limite do cartão de crédito do cliente, também lhe enviou um lindo porta retrato com a foto do casal. 

E o resultado de todas essas ações? Simplesmente a startup, em dois anos, alcançou mais de 3 milhões de clientes e mais de 400 mil pessoas na fila de espera para adquirir o cartão da empresa.

Qual a importância do marketing de relacionamento para o seu negócio?

Mais conectados e exigentes, os consumidores de hoje buscam muito mais do que apenas a compra. Seja ao tomar café da manhã na padaria ou ao comprar um produto com valor agregado, os novos consumidores esperam por muito mais, além de um bom atendimento. 

O consumidor moderno quer ser encantado, impactado e ter uma experiência diferenciada e personalizada com a sua marca. 

Como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa?

Para aderir ao marketing de relacionamento no seu negócio e garantir o sucesso dessa estratégia, é necessário tornar algumas ações como indispensáveis, veja:

1. Conheça os seus consumidores

Para dar o ponta pé inicial nas estratégias de marketing de relacionamento do seu negócio, antes de mais nada, você deverá coletar informações sobre os seus clientes. Afinal, quanto mais você souber sobre eles, mais fácil será para agradá-los.

Entretanto, esse processo de captação de dados não deve ser invasivo ou causar incomodo ao seu comprador. Por isso, opte pela captação de dados através de formulários de cadastro ou durante a compra de algum produto.

Depois de captar os dados e identificar os seus clientes, você poderá elaborar o seu plano de marketing de relacionamento, definindo, por exemplo, quando entrará em contato informando sobre novas ofertas ou quando deverá parabenizar o seu cliente por uma data especial. 

2. Tenha um atendimento de qualidade

Pode parecer óbvio, contudo, nem todas as empresas dão a devida atenção ao seu setor de atendimento. De acordo, com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante que o valor ou a qualidade do produto comprado.

Neste caso, faça o dever de casa e entenda como a área de atendimento do seu negócio esta se relacionando com os seus clientes. Pratique a empatia, colocando-se no lugar do seu cliente, e julgue se o atendimento recebido por ele é o mesmo atendimento que você desejaria receber em outra empresa. 

3. Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para criar laços entre a sua marca e o seu cliente. Isso porque, com o e-mail marketing você poderá criar uma relação de proximidade com o seu cliente, parabenizando o cliente em datas especiais, enviando conteúdos relevantes, ofertas e promoções exclusivas, bônus e brindes, e até realizar pesquisas de satisfação.

4. Adote programas de fidelidade

Um dos formatos mais comuns de marketing de relacionamento, os programas de fidelidade, basicamente oferecem benefícios para os clientes que optam por adquirir os seus produtos, ao invés dos produtos e serviços oferecidos pela concorrência. 

Contudo, antes de determinar os benefícios oferecidos, é necessário que você realize uma análise dos dados captados desses clientes, para entender e saber exatamente quais as vantagens que serão mais atrativas para eles.

Para dar início ao planejamento de um programa de fidelidade fique atento a alguns pontos, como, tipo de premiação, regras de funcionamento e pontuação. Além, do software que fará o acompanhamento e o cálculo dos pontos acumulados pelos seus clientes.   

5. Interaja nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é uma das ações fundamentais para conquistar a nova geração de consumidores que vive conectada e trocando informações. Contudo, não basta apenas criar uma página para a sua marca. O seu negócio deve interagir com os seus clientes, através da publicação de conteúdos regularmente, respondendo à dúvidas e gerando ofertas de produtos e serviços. 

Lembrando também que cada rede social trabalha um tipo de relacionamento com o seu cliente, por exemplo, o Facebook e o LinkedIn são ideais para a oferta de conteúdos. Já redes mais visuais como o Instagram e o Pinterest são muito eficientes para branding e construção de marca. 

E por fim, o Twitter funciona muito bem como um canal de SAC.

6. Tenha uma área de customer sucess

O setor de sucesso do cliente ou Customer Sucess, do seu negócio, é a área da sua empresa destinada ao gerenciamento do relacionamento entre a sua marca e o seu cliente. Esse setor possui um enorme potencial, por estar em contato constante com os seus clientes e sempre buscando tornar o negócio dos seus clientes, o mais bem-sucedido possível.

Agora que você já sabe que vale a pena investir em marketing de relacionamento e também já sabe como dar os primeiros passo rumo a receita recorrente. Não perca tempo e adote as nossas dicas no seu negócio. 

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