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01
Jun
​Marketing Jurídico, saiba como divulgar sem ferir a ética jurídica!



Uma demissão, a separação, um acidente ou a própria aposentadoria, seja qual for o motivo ou a situação, a maneira adotada pelos usuários de encontrar a melhor solução para os seus problemas é por meio de pesquisas na internet. Porém, você sabe como divulgar o seu escritório de advocacia sem violar as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB?

Diferente do que muitos pensam, a publicidade de advogados e escritórios de advocacia é perfeitamente lícita e ética. Contudo, esse tipo de divulgação deve atender a alguns limites e princípios estabelecidos pelo Código de Ética da OAB e o Estatuto da Advocacia.

O objetivo principal desses órgãos é vetar qualquer prática que coloque os serviços de advocacia como um produto comercial. E para isso, em 19 de outubro de 2015, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil editou o Código de Ética e Disciplina da OAB decretando novas regras e normas que regulamentam as estratégias e formas de divulgação dos profissionais e escritórios de advocacia.

Assim, se feito de maneira correta, o marketing jurídico é seguro e legal. Para isso, nós trouxemos nesse post as principais estratégias que devem ser adotadas pelo seu escritório de advocacia. Nos acompanhe!

O que é Marketing Jurídico?

O Marketing Jurídico é um dos segmentos do marketing tradicional, que busca atender as necessidades, normas e regras do mundo jurídico. Ele consiste em uma série de estratégias e ações que visam fortalecer a imagem dos profissionais e escritórios de advocacia.

Contudo, não confunda Marketing Jurídico com publicidade ou propaganda. O Marketing Jurídico não se resume em apenas vender serviços ou tampouco convencer clientes. Ele é composto por um conjunto de ações práticas que quando executadas de maneira rotineira conquistam clientes, agregam valor aos serviços executados, expande o alcance dos escritórios de advocacia e permitem entregar valor aos possíveis clientes. 

O Marketing Jurídico é importante para o sucesso de todo e qualquer escritório de advocacia. Com estratégias bem pensadas e executadas é possível alcançar excelentes resultados na atração e na fidelização de clientes.

Por que investir no Marketing Jurídico?

Há poucos anos atrás os clientes eram a única forma de promover os serviços de profissionais e escritórios de advocacia. Na grande maioria a propaganda acontecia por meio do boca à boca, uma vez que a divulgação de tais profissionais por outros meios era entendida como proibida.

Contudo, após a nova atualização do Código de Ética e Disciplina da OAB ficou claro que o Marketing Jurídico não é apenas permitido, mas também é indicado pelo órgão, desde que não venha a ferir à ética jurídica. 

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), temos atualmente mais de 1,1 milhão de advogados atuantes no Brasil e cerca de mais de 900 mil estudantes de Direito. Logo, para se destacar entre meio a tanta competição, é preciso apostar em estratégias que vão muito além, do boca à boca. 

O Marketing Jurídico é ideal para atrair, engajar e conquistar o seu público-alvo, além do mais, no Brasil, a adesão ainda caminha a passos curtos, podendo você ou o seu escritório de advocacia inovar aderindo à tais estratégias. 

O que diz o Código de Ética da OAB?

Com o objetivo de preservar a dignidade da profissão e garantir que a credibilidade do serviço seja mantida por seus profissionais, a OAB decidiu regularizar a prática do marketing jurídico, estabelecendo um conjunto de regras que limitam a divulgação legal de tais serviços. 

Conheça as 6 limitações que você deverá respeitar ao divulgar o seu escritório de advocacia:

1. Anúncios no rádio, na TV ou outdoors

O Código de Ética e Disciplina da OAB proíbe expressamente a veiculação da publicidade por meio de rádio, cinema, televisão ou outdoors. 

A OAB considera que tais formas de publicidade tornam a competição injusta, visto que, apenas grandes escritórios teriam a possibilidade de investir em tais campanhas que demandam de altos custos.

2. Promover serviços em eventos estranhos à área jurídica

Todo e qualquer evento que não tenha seus objetivos voltados à área jurídica, não podem ser usados para promover os serviços de profissionais ou escritórios de advocacia. 
3.Utilizar expressões comuns de atividade comercial

Toda e qualquer expressão usada para divulgar produtos ou atividades comerciais, como por exemplo, "Ligue Agora!" ou "Venha Conferir!" não devem ser utilizadas em materiais publicitários de profissionais ou escritórios de advocacia. 

Tudo isso porque a OAB veta qualquer prática que coloque os serviços de advocacia como um produto comercial.

4. Divulgação dos preços dos serviços

O Código de Ética veta a divulgação dos preços dos serviços e honorários dos advogados. Esse tipo de informação deve apenas ser informado ao cliente por meio de consultas pessoalmente. 

O entendimento da OAB é que esse tipo de tática pode facilmente banalizar a profissão e criar uma guerra de preços entre os profissionais.

5. Oferecer consultas gratuitas pelo site

Por mais que os sites sejam um meio de divulgação permitida pela Ordem dos Advogados, algumas propagandas devem ser evitadas, como a oferta de consultas gratuitas pelo site.
  

6. Utilizar fotos de prédios ou tribunais 

Outra restrição do Código de Ética é relativa a utilização de fotos de prédios de tribunais em materiais promocionais ou por meio dos canais digitais. 

A OAB entende que ao usar imagens ou fotos que façam referência a esses tipos de órgãos, pode facilmente confundir o potencial cliente, fazendo-o acreditar que existe algum tipo de ligação ou parceria entre o escritório/profissional e o órgão. 

Contudo, não encare essas limitações como um problema. Mesmo seguindo as orientações do Código de Defesa da OAB ainda é possível realizar um excelente trabalho e alcançar ótimos resultados. Para isso, basta que as estratégias do seu escritório estejam bem alinhadas com o seu propósito.

Como fazer Marketing Jurídico?

Como já falamos acima, é preciso desmistificar a falsa ideia de que um escritório de advocacia ou um advogado não pode fazer publicidade de seus serviços. 

Captar clientes de maneira tradicional não é permitido. Contudo, posicionar-se como autoridade ou referência no assunto, divulgando conteúdos educativos e informativos, é uma forma permitida de atrair e prospectar clientes. 

Uma demissão, a separação, um acidente ou a própria aposentadoria, seja qual for o motivo ou a situação, a maneira adota pelos usuários de encontrar a melhor solução para os seus problemas é por meio de pesquisas na internet. 

E nos dias de hoje, nada mais comum do que as pessoas recorrem ao Google ou a outros mecanismos de busca, para encontrar soluções para as suas dúvidas. E quando os problemas são relacionados ao direito, não são uma exceção e sim à regra.

Assim um dos melhores canais para realizar ações de Marketing Jurídico é a internet.

Quais as melhores estratégias?

Conheça algumas das principais estratégias de Marketing Jurídico para você ou o seu escritório: 

Marketing de Conteúdo

O Código de Ética e Disciplina da OAB proíbe a propaganda para captação de clientes, mas não proíbe o marketing para conquista de clientes, ou seja, todos os seus esforços devem ser destinados a publicidade informativa.

E para investir em publicidade informativa, nada melhor do que Marketing de Conteúdo. O Marketing de Conteúdo presta informação relevante ao cliente, contribui para a educação do seu público e gera autoridade por meio da informação.

Mas, o que podemos classificar como conteúdo relevante? Todo material que seja de interesse para as pessoas que você quer atrair como clientes.

Muitos blogs jurídicos focam apenas em conteúdo noticioso, mudanças no código penal ou similares. Isso é muito pouco estratégico. Escrever artigos, responder dúvidas e resolver problemas reais dos seus potenciais clientes é um ótimo método para se ter autoridade online.

E lembre-se de que está falando com leigos no assunto, então ofereça explicações simples e objetivas, que vão motivá-los a continuar consumindo o que você produz. 

Mídia Paga

Outra estratégia que pode ser adotada pelos profissionais ou escritórios de advocacia é a mídia paga. Através de anúncios pagos o seu escritório de advocacia pode divulgar os seus serviços, sem ferir as regras e normas do Código de Ética e Disciplina da OAB, e ainda conquistar um retorno quase que imediato. Diferente do marketing de conteúdo, que necessita de um período maior para apresentar os seus primeiros resultados. 

Implementar estratégias de Marketing Jurídico no seu escritório permite que você atinja mais pessoas e conquiste um público mais propenso a fechar negócios. Contudo, nenhuma estratégia é 100% eficaz se suas ações não estiverem alinhadas aos objetivos do seu escritório. Assim, estabelecer um plano de marketing é indispensável.

Aplicar corretamente o Marketing Jurídico envolve muitos fatores. Quer uma ajuda? Então entre em contato com os nossos especialistas!


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