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01
Mai
​Dicionário do Marketing, decifrando os 75 termos mais usados!



Termos como Conversão, Métricas KPI, SEO e Keyword, ou siglas como CPA, CTR, CRM e CPC lhe deixam confuso? Se a sua resposta foi sim, então fique tranquilo que neste post nos iremos lhe ajudar a entender o significado dos 75 termos mais usados por pessoas da área de marketing!

Se você chegou até esse post é por que na última reunião de marketing da sua empresa surgiram inúmeras dúvidas sobre o significado de termos como, Conversão, Métricas KPI, SEO, Keyword, e muitas outras.

Se você ainda não esta bem familiarizado com o marketing, podemos apostar que termos como SEO e Keyword caem como martelos na sua cabeça. 

O Marketing é recheado de jargões e muitas siglas. Mas então, o que fazer para não passar vergonha na próxima reunião de marketing da sua empresa e mostrar que você realmente entende do assunto?

Simples, nos acompanhe neste post que você irá aprender de uma vez por todas o que significam os termos e expressões tão usados por quem vive e respira Marketing.

Glossário dos Termos do Marketing! 


Assim, como qualquer outra área do conhecimento o Marketing tem sua linguagem própria. No entanto, o que dificulta o seu entendimento é que na grande maioria as siglas ou expressões usadas são em inglês.

Logo para solucionar as suas dúvidas nos elaboramos um glossário com os termos mais usados no marketing e seus respectivos significados. Veja:

A


AIDA - AIDA é uma metodologia que busca analisar o comportamento do consumidor e representa as etapas ou fases pelas quais o cliente deve passar, antes de tomar a decisão de compra.

Por ser uma sigla, cada letra representa uma palavra, que por sua vez simboliza uma fase ou etapa do caminho. O significado de cada letra da sigla é, A de Atenção, I de Interesse, D de Desejo e A Ação.  

Automação de Marketing - Automação de Marketing é o uso de tecnologias para automatizar ações e processos de marketing, reduzindo assim trabalhos manuais e aumentando a eficiência das ações. 

Anúncios Pagos - Os anúncios pagos são um tipo de material publicitário que são utilizados geralmente nos mecanismos de busca e sites afiliados. Esse tipo de material é um dos formatos disponíveis nas mídias pagas.

Autoridade do Domínio - A Autoridade do Domínio, ou Domain Authority, se trata de uma métrica utilizada por mecanismos de busca, como Google, para ranquear o seu site nas pesquisas dos internautas. 

Apesar de parecer algo simples, alcançar a autoridade de um domínio pode levar tempo e depende de fatores como o histórico de bons conteúdos oferecidos.

Autoridade da Página - Ou Page Authority, é outra métrica importante para o posicionamento do seu site no Google e influencia a Autoridade do Domínio.

Cada página do seu site possui características específicas e qualidades próprias, assim quanto maior a relevância de cada página maior será a Autoridade da Página e por consequência a Autoridade do Domínio.
 

B


Black Hat - Black Hat é o termo utilizado para denominar as técnicas de SEO consideradas proibidas ou abusivas. Essas técnicas em sua maioria se aproveitam de brechas nos algoritmos de ranqueamento para alcançar as primeiras posições nos resultados de busca de sites como o Google.

Busca Orgânica - A Busca Orgânica trata-se da relação de links exibidos como resultados através dos mecanismos de busca quando um usuário realiza algum tipo de pesquisa. 

Banner - Os Banners são um formato de anúncio publicitário. Geralmente pago, esse tipo de anúncio é exibido em sites afiliados dos mecanismos de busca, como por exemplo, o Youtube.

Benchmarketing - Benchmarking vem da palavra "benchmark", que significa "referência" e nada mais é do que uma análise profunda e criteriosa das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que a sua.

Brainstorming - Traduzido como "Tempestade de Ideias", Brainstorming é uma técnica bastante utilizada para levantar ideias de soluções para determinados problemas de uma empresa.

Branding - O Branding é um conjunto de ações alinhadas aos valores da sua marca que busca despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com o seu público-alvo. 

Essa prática é válida para ajudar a criar valor a marca e construir a sua personalidade na mente dos seus consumidores. 
 

C


Conversão - A Conversão nada mais é do que uma ação realizada pelos seus consumidores e classificada como importante para o propósito da sua marca, como por exemplo, vendas ou assinatura da newsletter. 

Chatbot - Os Chatbots, ou robôs, são programas de computador que conseguem automatizar conversas e agilizar o atendimento aos seus clientes. Eles são programados para simular conversas humanas através de chats. 

Churn - Churn é uma métrica utilizada para indicar quando a sua empresa perdeu receita ou clientes e quanto ela perdeu. Para calcular o churn da sua empresa, basta dividir a quantidade de clientes perdidos pelo total de clientes novos. 

Canais - Os Canais são os meios pelos quais a sua empresa alcança os seus potenciais clientes. Exemplos de canais de atendimentos, são as páginas das redes sociais da sua empresa ou o seu site.

Copywriting ou Copy - Traduzida de maneira generalizada como a "arte de escrever de maneira persuasiva", o Copywriting tem como objetivo convencer o leitor a realizar determinada ação.  

Canonical Tag - Canonical Tag é uma técnica utilizada para indicar aos mecanismos de busca que algumas páginas do seu site possuem conteúdo idêntico. Essa técnica deve ser aplicada ao seu site, porque os algoritmos de busca não gostam de conteúdos duplicados, pois eles induzem o mecanismo a entender que o site tem um tráfego e uma relevância maior do que a realidade.  

CTA ou Call to Action - O CTA é qualquer chamada que leve o leitor de uma determinada página a realizar uma ação. Existem diversos tipos de CTA, como links para posts relacionados, para compra de produtos ou para download de materiais.  

CRO - CRO, Conversion Rate Optimization ou apenas Otimização da Taxa de Conversão, o CRO é um conjunto de ações que visam aumentar a conversão de um site, landing page, e-mail marketing ou campanha online. 

O objetivo aqui é otimizar os resultados das estratégias relacionadas à conversão.  

CRM - CRM nada mais é, do que um software para gestão do relacionamento da sua empresa com os seus clientes. Esses tipos de sistema visam a fidelização dos seus consumidores a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir os custos e aumentar os lucros. 

CAC - Ou Custo de Aquisição de Clientes, o CAC é o resultado da soma dos investimentos feitos no setor de marketing e vendas da sua empresa, dividido pelo número de clientes conquistados. 

Ou seja, o CAC nada mais é do que a métrica que demonstra qual o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. 

CPC - Também chamado de Custo por Clique, o CPC é a métrica que demonstra quanto você pagará quando os seus anúncios publicitários receberem um clique de um usuário.

CTR - O CTR ou Taxa de Cliques, é a proporção entre a frequência com a qual os usuários visualizaram os seus anúncios e clicaram nele. 
 

E


EdgeRank - O EdgeRank nada mais é, que o algoritmo do Facebook que é responsável por filtrar as publicações e priorizar o que é considerado mais relevante para o usuário. 

E-mail Marketing - O E-mail Marketing é um exemplo de canal de comunicação entre o seu negócio e os seus potenciais clientes. 

Endomarketing - O Endormarketing é uma estratégia de marketing institucional para a sua empresa. Ele envolve ações de marketing internas que serão realizadas com os colaboradores da sua empresa. 

Engajamento - O Engajamento é uma ação voluntária realizada por um usuário. O engajamento acontece, por exemplo, quando os seguidores das redes sociais da sua empresa, curtem, comentam e compartilham as suas publicações.  
 

F


Follow-Up - Uma das atividades mais comuns dos profissionais de vendas, o Follow-Up nada mais é do que o acompanhamento de um lead. E quando falamos em acompanhamento, nos referimos ao processo de qualificação do lead por meio de diversos contatos, até que haja a conclusão de uma venda ou a conversão.

Formulário de Conversão - O Formulário de Conversão é um formulário comum, que os seus potenciais clientes irão preencher em troca de algo que a sua empresa esteja oferecendo, por exemplo, um infográfico ou um eBook de um conteúdo de interesse desse cliente.

Funil de Vendas - O Funil de Vendas é uma representação da jornada do seu cliente, desde o primeiro contato, até a efetivação da compra. Ele é estruturado em três fases principais:

ToFu - Ou Topo do Funil. É o ponto de entrada do seu potencial cliente no seu funil de vendas. Nesse primeiro instante o seu cliente ainda não sabe ao certo quais são as suas necessidades ou acabou de descobrir que tem um problema. 

MoFu - Também conhecido como Meio do Funil, esse é o ponto no qual o seu potencial cliente já sabe que tem um problema e que existe uma forma de resolvê-lo, contudo, aqui ele ainda busca a melhor forma para isso. 

BoFu - Ou Fundo de Funil, é a última etapa do Funil de Vendas. Aqui o objetivo é o fechamento da compra. Por isso, nessa fase do funil você deverá mostrar ao seu cliente todos os benefícios que ele terá ao escolher a sua empresa.
 
Fontes de Tráfego - As Fontes de Tráfego nada mais são do que os canais por meio dos quais os seus potenciais clientes irão chegar até a sua empresa ou o seu negócio. Essas fontes de tráfego podem ser pagas ou orgânicas.
 

G


Google Ads - O Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google que permite que você exiba anúncios pagos nos resultados de busca dos usuários.

Guest Post - Os Guests Posts são uma maneira de alcançar tráfego orgânico para o Blog da sua empresa. A ideia aqui é convidar escritores de outros blogs para publicar posts no seu Blog. 

Growth Hacker - A definição de Growth Hacker é "marketing orientado a experimentos". O objetivo desse conceito é encontrar oportunidades para o sucesso e criar estratégias visando alcançar de maneira rápida esses resultados para o crescimento da empresa. 

I


Inside Sales - Na sua tradução mais simples, Inside Sales significa "Vendas Internas". Essas vendas internas consistem em uma série de métodos que permitem que a sua equipe de vendas realize a
abordagem de clientes dentro da sua própria empresa. 

Ela ajuda a evitar gastos desnecessários com deslocamento e tempo, por exemplo. 
 

K


KPI - KPI’s ou Indicadores Chave de Desempenho, são métricas utilizadas para monitorar e avaliar os processos de gestão da sua empresa. 
 

L


Lead - Leads nada mais são do que oportunidades de negócio para a sua empresa. São os potenciais clientes que forneceram suas informações de contato, como nome e email, através de formulários de conversão ou por meio de outras ferramentas.  

Lead Scoring - É uma técnica de pontuação de leads que permite que você identifique os leads que estão mais propensos a compra.  

Lead Tracking - O Lead Tracking é uma funcionalidade encontrada em softwares ou ferramentas de automação de marketing que permite o monitoramento dos seus leads do início ao fim da jornada de compra. 

Links Patrocinados - Os Links Patrocinados são formatos variados de anúncios publicitários pagos que são exibidos em mecanismos de busca como o Google e sites afiliados. 

Long Tail Keyword - Ou palavras de cauda longa, as Long Tail, são palavras-chave específicas utilizadas para ranquear sites e conteúdos nos primeiros resultados de pesquisa dos mecanismos de busca.

LTV ou Lifetime Value - Ou na sua tradução literal, Valor do Ciclo de Vida do Cliente, a LTV é a quantidade de valor que um cliente contribui para a sua empresa ao longo da sua vida útil na mesma. 

Landing Page - As Landings Pages são páginas que contém elementos voltados para à conversão de um visitante em lead. Geralmente essas páginas possuem formulários nos quais os usuários informam seus dados de contato em troca de materiais para download. 

Link Building - O Link Building é uma das técnicas de indexação dos seus conteúdos nos mecanismos de busca por meio do SEO. De maneira bem simples, os Links Buildings nada mais são do que adquirir links de outros sites, ou seja, ter outros sites apontando para o seu. 

Essa técnica é bastante utilizada no marketing de conteúdo, por meio de posts no blog da empresa. 
 

M


Marketing de Conteúdo - O Marketing de Conteúdo é uma das variações do marketing que tem como objetivo engajar o seu público-alvo por meio da distribuição de conteúdo relevante. 

Mídia Paga - Assim, como o próprio nome indica, as Mídias Pagas nada mais são do que ferramentas nas quais a sua empresa paga para anunciar. Exemplos de mídias pagas são o Google Ads e o Facebook Ads. 

Mídia Orgânica - Já as Mídias Orgânicas, são os canais nos quais você poderá divulgar seus conteúdos sem pagar. Um exemplo de mídia orgânica é o mecanismo de busca do Google. 
Contudo, para ranquear bem nas mídias orgânicas é preciso engajar o seu público-alvo com conteúdos relevantes e despertar um interesse natural nos mesmos. 
 

N


Nutrição de Leads - A Nutrição de Leads consiste no envio automatizado de e-mails com conteúdos relevantes e relacionados aos interesses dos seus usuários. 
O objetivo da nutrição de leads, é deixar o mais prontos possíveis esses potenciais clientes, para a próxima etapa do funil de vendas. 
 

O


Outbound Marketing - O Outbound de Marketing é uma estratégia de prospecção ativa de clientes. Ou seja, no outbound você identifica o perfil dos seus potenciais clientes e os aborda, ao invés de esperar que os mesmos cheguem até você. 
 

P


Público-Alvo - O Público-Alvo da sua empresa é um grupo específico de consumidores que compartilham de um mesmo perfil. 

Persona - Diferente de público-alvo, a Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento e características dos seus clientes. Sendo usada para guiar o marketing digital e de conteúdo da sua empresa. 

Pagamento Social - O Pagamento Social é uma técnica usada para garantir o alcance de uma oferta nas redes sociais. A objetivo aqui é alcançar o maior número possível de engajamento dos seus consumidores. 

Palavra-Chave - Assim, como o próprio nome indica, as Palavras-Chave são palavras únicas ou compostas que são utilizadas pelos usuários para realizar pesquisas nos mecanismos de busca com o objetivo de obter respostas e soluções para as suas dúvidas. 

Prospect - O Prospect nada mais é do que aquela pessoa que apresentou interesse nos seus produtos ou serviços. 

Prova Social - No Marketing a Prova Social é uma técnica utilizada para conversão. O objetivo aqui é demonstrar para os seus potenciais clientes a opinião de pessoas reais que já utilizaram os seus produtos ou serviços. 

A Prova Social pode ser feita através de um depoimento, relato ou demonstração de satisfação por meio das redes sociais da sua empresa. 
 

R


ROI - ROI ou Retorno sobre o Investimento é uma métrica utilizada para saber o quanto a sua empresa obteve de retorno com os investimentos em mídia paga. 

Remarketing ou Retargeting - O Remarketing é uma técnica utilizada na publicidade online, na qual você exibe os seus anúncios para usuários que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa ou a sua marca. 

S


Segmentação - A Segmentação de Marketing é o processo de identificar o mercado dos diferentes grupos de potenciais clientes. Em sua maioria os membros desses grupos compartilham de características semelhantes, como localização, idade ou gênero. 

SEM - SEM é a sigla de Search Engine Marketing. O objetivo do SEM é atrair o maior número possível de visitantes para o seu site, por meio de links patrocinados ou buscas orgânicas. 

SEO - Já SEO, são técnicas de otimização e indexação para os mecanismos de busca, que funcionam apenas para os resultados orgânicos.

SERP - A SERP nada mais é do que as páginas que exibem os resultados das pesquisas realizadas nos mecanismos de busca. 
 

T


Taxa de Entrega - A Taxa de Entrega ou Entregabilidade é uma métrica por meio da qual você irá avaliar quantas das mensagens enviadas pelo seu e-mail marketing, chegaram até o seu destino final. 
O ideal é que a taxa de entrega fique em 98%, contudo se a sua taxa de entregabilidade alcançar apenas 95% também é uma taxa saudável.

Taxa de Abertura - A Taxa de Abertura nada mais é do que a porcentagem de pessoas que visualizaram o seu e-mail marketing depois de recebê-lo. 

Taxa de Cliques - Já a Taxa de Clique é a quantidade de cliques recebidos em anúncios publicitários ou links de e-mails marketing.  

Taxa de Rejeição - A Taxa de Rejeição é uma métrica utilizada para análise de tráfego web. Ela representa a porcentagem de visitantes do seu site que entraram e foram embora sem visitar outras páginas.

Taxa de Conversão - A Taxa de Conversão pode ser entendida como a proporção entre o número de usuários que acessaram o seu site e aqueles que realizam uma ação determinada como importante, a conversão.

Tráfego Pago - Também conhecido como Links Patrocinados, o Tráfego Pago é uma maneira de conquistar acesso rápido ao seu site por meio de anúncios publicitários pagos. 

Você poderá adquirir tráfego pago para o seu website por meio do Facebook Ads, Google Ads, Youtube Ads, Uol Clicks e Bing Ads. 

Target - Target é uma expressão utilizada para determinar o público-alvo de um produto ou serviço. 
 

V


Visita - O número de visitas mostra quantas vezes o seu site foi acessado pelos usuários da web. A cada nova entrada de um usuário no seu site, é computado uma nova visita. 

I


Inbound Marketing - Também chamado de Marketing de Atração o Inbound de Marketing é uma estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas ao invés de correr atrás delas.
E para atrair o interesse das pessoas em sua maioria as empresas disponibilizam conteúdos relevantes, por meio de eBooks, blog posts, webinares e infográficos, para sanar as dúvidas dessas pessoas. 

W


Webinar - Webinar pode ser entendido como um seminário online, que pode ser gravado ou ao vivo. Em sua maioria os webinares tem como objetivo a geração e qualificação de novos leads por meio da geração de conteúdo relevante. 

Ou seja, os webinares são feitos para sanar dúvidas de potenciais clientes, com o objetivo de qualificar esses potenciais clientes em leads. 

Web Analytics - Web Analytics é uma maneira de coletar e estruturar dados gerados no universo digital. O objetivo aqui é compreender o comportamento da sua audiência para realizar ações concretas e certeiras. 

Gostou do nosso Dicionário de Marketing Digital? Esperamos que sim!

Contudo, se você conhece algum termo que ainda não está na nossa lista, entre em contato conosco e vamos trocar umas boas ideias!


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